Como escolher curso reconhecido pelo MEC?

Buscando saber como escolher curso reconhecido pelo MEC? Encontrar a oportunidade desejada é de suma importância, assim como também a instituição. Afinal de contas, para que um diploma de nível superior tenha validade, a instituição de ensino precisa ter o aval do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso. Abaixo, saiba como escolher o curso reconhecido pelo MEC!

Como escolher curso reconhecido pelo MEC

Como escolher curso reconhecido pelo MEC

O que é reconhecimento do MEC?

Antes de qualquer informação, é necessário que você esteja ciente do que se trata o reconhecimento do MEC, seja ele da faculdade ou de cursos. 

✓ Conheça as dicas para se sair bem na redação do ENEM 2019

Em poucas e breves palavras, o reconhecimento do MEC das instituições de nível superior é uma das formas de controlar a qualidade da oferta universitária no Brasil, que vem crescendo enormemente nos últimos anos.

O primeiro passo para uma instituição de ensino superior poder funcionar legalmente é o credenciamento no MEC. Uma vez credenciada, ela tem que conseguir a autorização do Ministério para criar e oferecer seus cursos. Para conceder a autorização, o MEC avalia:

  • A organização didático-pedagógica;
  • O corpo docente;
  • O corpo técnico-administrativo;
  • As instalações físicas.

Apenas depois de autorizada é que a faculdade poderá abrir seus processos seletivos para a captação de alunos e a criação de turmas. 


Como o MEC avalia os cursos?

Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) avalia a qualidade dos cursos de graduação utilizando três importantíssimos indicadores. 

✓ Veja como encontrar o local de prova ENEM 2019

Para cada um deles mencionados abaixo, são atribuídas notas valendo de 1 a 5.

Abaixo, confira os indicadores:

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): A nota do CPC é calculada considerando as instalações físicas da instituição, a titulação do corpo docente, a quantidade de profissionais em tempo integral ou parcial, os recursos didático-pedagógicos e o desempenho dos estudantes.
  • Conceito de Curso (CC): A nota do CC pode confirmar a nota do CPC ou sugerir uma modificação. Ela é atribuída após uma visita presencial do MEC à instituição.
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): É o indicador que avalia os conhecimentos e competências adquiridos pelos estudantes ao longo da graduação. A prova do Enade é aplicada no início do curso, aos alunos ingressantes, e no final, com os alunos concluintes. Desta forma, o Enade consegue avaliar o progresso que o estudante obteve durante os estudos.

Como verificar se um curso é reconhecido pelo MEC?

Para que os estudantes possam verificar se o curso é reconhecido pelo MEC antes de inicia-lo, o Ministério da Educação disponibiliza uma plataforma onde é possível ter essas informações. 

Essa consulta é feita de forma on-line. Siga as instruções abaixo e realize este procedimento:

  • Acesse o site → Clicando aqui;
  • Selecione a opção “Consulta Avançada”;

  • Agora clique na opção desejada, como:
    – Curso de graduação;
    – Curso de especialização.
  • Agora preencha todos os campos em abertos com as informações solicitadas pelo sistema;

  • Com todos os campos preenchidos, clique em “Pesquisar”.

Será aberta uma nova janela com todas as informações necessárias!

Atenção! Essas informações também podem ser encontradas no site da IES. Além disso, caso os números seja positivos, as próprias propagandas dos cursos irão informar.

Mas de qualquer forma é importantes verificar antes de iniciar o curso, se o mesmo é reconhecido pelo MEC.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como escolher curso reconhecido pelo MEC?

Adicionar Comentário