Lista de Espera SISU 2019: Como funciona, INSCRIÇÕES

A lista de espera SISU 2019 é uma grande oportunidade concedida àqueles candidatos que não foram classificados na primeira chamada. Porém, para participar da lista de espera SISU 2019 é necessário que o candidato se inscreva neste processo demonstrando interesse na vaga. Ainda não sabe como funciona? Então continue nos acompanhando! 

Lista de Espera SISU 2019

Lista de espera SISU 2019

Conheça o SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU), é um programa criado pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação (MEC) com o intuito de da oportunidade aos jovens e adultos que desejam ingressar no ensino superior gratuito. 

✓ Veja ainda as mudanças do edital ENEM 2019

Porém, para concorrer as vagas ofertadas é necessário que o estudante tenha realizado a última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não ter zerado a redação, e ter obtido nota superior a 450 pontos na prova. 

Para cada curso, há um número determinado de vagas e, por isso, há concorrência para disputar um lugar.

O Sisu abre suas inscrições duas vezes ao ano, uma em cada semestre. Para ambos, há a lista de espera SISU 2019 a qual você entenderá abaixo!


O que é a lista de espera SISU 2019?

Assim como já mencionamos anteriormente, voltamos a dizer que a lista de espera SISU 2019 é uma segunda oportunidade em cada uma das chamadas do programa. 

A mesma dá a chance aos estudantes que não foram selecionados a vaga na chamada regular do processo seletivo. Assim, os mesmos tem uma segunda chance de ter sua vaga garantida na universidade que deseja. 

É importante lembrar que, a lista de espera do SISU é limitada a primeira opção do curso escolhido no ato da inscrição. 

Confira como ser fiscal do ENEM 2019

Portanto, tendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para fazer a matrícula é realizada pela instituição. Desta forma, é de grande importância que o candidato acompanhe junto à instituição o andamento das convocações.


Requisitos para participar da lista de espera SISU

O principal requisito para participar da lista de espera SISU 2019 é ter realizado a inscrição na primeira chamada, seguindo assim os critérios do programa. Logo depois, podem participar da lista de espera:

  • Os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem feito a matrícula;
  • E também os candidatos que não forem selecionados em nenhuma de suas opões na chamada regular.


Como realizar a inscrição na lista de espera SISU 2019?

De forma clara, o candidato deve acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Se ainda não sabe como funciona as inscrições para a lista de espera SISU 2019, siga as instruções abaixo:

  • Acesse o site → Clicando aqui;
  • Informe o número de inscrição e senha do ENEM;
  • Feito isso, você será redirecionado para página do boletim do candidato;
  • Manifeste a primeira opção de curso;
  • Clicando em “Participar da lista de espera”;

  • Por fim, será emitida uma mensagem de confirmação.

Atenção: Certifique-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Vale lembrar também que, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.64
Total de Votos: 11

Lista de Espera SISU 2019: Como funciona, INSCRIÇÕES

Adicionar Comentário