MEC anuncia uma possível suspensão do ENEM, ProUni e bolsas de estudo em 2021

Muitos vestibulando se preparam o ano inteiro para que o Enem aconteça e por essa razão, muito tem se especulado sobre a realização do Enem 2021. Os estudantes questionam sobe a possível suspensão do exame, assim como das bolsas disponíveis e se você se deparou com essa notícia por aí, acompanhe o texto e entenda o assunto:

Como funciona o Enem?

Os estudantes já estão se informando quanto as inscrições para o ENEM 2021isto porque, esse processo seletivo é aceito por, basicamente, todas as instituições do ensino superior no Brasil é a pontuação alcançada através dele que definirá o futuro acadêmico dos vestibulandos.

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova com questões objetivas e uma redação inédia que são realizadas em dois domingos consecutivos de novembro.

A pontuação alcançada é utilizada pelos estudantes para concorrer às bolsas de estudo através de dois programas: o Sisu e o ProUni.

O Sisu corresponde ao Sistema de Seleção Unificada, responsável pelas vagas do setor público, enquanto o ProUni corresponde ao Programa Universidade Para Todos, responsável pelas vagas do setor privado.

Quais mudanças acontecerão?

Inicialmente, o Enem era apenas uma ferramenta de avaliação do nosso sistema educacional e foram precisas diversas mudanças para que ele se tornasse um dos maiores concursos do país. Essas mudanças continuam acontecendo a fim de aperfeiçoar o funcionam do exame.

Para 2021, estão previstas algumas alterações, como por exemplo o Enem Digital, que vem sendo testado para que se torne padrão. Uma outra possível alteração é a aplicação de provas específicas, para que os estudantes possam focar nas áreas de estudo que interessam para a sua graduação.

De certo, muitas mudanças acontecerão ao processo seletivo com o objetivo de melhorá-lo, mas o que os estudantes realmente querem saber é “o ENEM 2021 vai ser cancelado?

O Enem 2021 será cancelado?

Como, provavelmente, você já sabe, o Enem 2020 foi adiado devido a pandemia de coronavírus que estabeleceu o isolamento social. Apesar de relutantes, os órgãos responsáveis concordaram adiar, inicialmente, a prova por 30 dias já que nem todos os estudantes estavam tendo acesso ao ensino básico, como foi o caso dos alunos de escola pública.

Além do Enem, diversos outros concursos públicos importantes chegaram a ser adiados, mas é importante mencionar que estes não foram cancelados.

Certamente, é difícil prever a exatidão de datas para estes processos, já que envolvem questões de preservação da vida, entretanto é preciso enfatizar que o Enem não foi cancelado, e sim adiado e por isso, os estudantes inscritos no Enem 2021 podem se preparar para a prova que acontecerá na data prevista ou em outra data acordada.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

MEC anuncia uma possível suspensão do ENEM, ProUni e bolsas de estudo em 2021

Adicionar Comentário