SISU 2019: Inscrições, Resultado, Lista de Espera, Como Funciona

Com o intuito de oferecer oportunidades aos cidadãos brasileiros de ingressarem no ensino superior de forma gratuita, o SISU 2019 disponibiliza milhares de vagas durante todos os anos. Se você ainda não sabe como funciona o SISU 2019, continue nos acompanhando pois aqui reunimos todas as informações sobre! 

SISU 2019

SISU 2019

Aqui neste post você terá acesso a todos os mínimos detalhes referentes ao SISU 2019. Montamos um simples passo a passo para que você saiba como funciona o processo de inscrição. Siga nos acompanhando! 

✓ Vai fazer o ENEM? Confira as novidades sobre:

SISU 2019 

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SISU é um programa criado pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação (MEC).

Todos os anos o SISU disponibiliza milhares de vagas para os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) possam ingressar no ensino superior de forma gratuita. 

Para isso é necessário muito estudo e dedicação. Uma vez que este programa é bastante concorrido, sendo ele a principal porta de entrada nas universidades federais e estaduais do país. 

Diferentemente do ProUni (Programa Universidade para Todos) que oferece bolsas integrais ou parciais em Universidades privadas, o SISU oferece bolsas de 100% para os alunos em instituição públicas de ensino. 

Abaixo, mais informações sobre!


Como funciona o SISU 2019?

O SISU 2019 abre suas inscrições duas vezes ao ano. Durante a etapa do processo seletivo, os candidatos podem escolher até duas opções de cursos e universidades desejada. 

Ele pode concorrer à vaga de ampla concorrência ou também em cotas, como estabelecido na Lei de Cotas. Durante o período de inscrição, o estudante poderá alterar as opções de cursos quantas vezes quiser. No entanto, o sistema levará em conta a última opção escolhida antes do término do processo seletivo.


Quem pode se inscrever no SISU 2019?

Assim como todos os programas oferecidos pelo Governo Federal, para se inscrever no SISU 2019 é necessário estar encaixado nas regras estabelecidas pelo próprio. 

Está é uma dúvida que todos os estudantes que desejam participar do Sisu possuem.

No entanto, este programa é inteiramente gratuito e destinado aos participantes do último ENEM, contanto que não tenha zerado a redação do ENEM, sendo esse o principal requisito para participar do programa.


Inscrições SISU 2019 

Dentro do prazo estipulado pelo SISU 2019, realize o passo a passo montado abaixo para ter sua inscrição feita com sucesso!

  • Passo 1: Acesse o site → Clicando aqui;

  • Passo 2: Nesta página, você deverá realizar o cadastro informando seu número de inscrição e a senha do ENEM;
  • Passo 3: Será aberta uma nova página, onde o participante deverá procurar sua opção de curso, seja digitando o nome do curso, instituição ou cidade;
  • Passo 4: Escolha a modalidade que deseja concorrer à vaga, seja ampla concorrência ou cotas;
  • Passo 5: Confirme sua inscrição e espere pelo resultado. 

Resultado SISU 2019 

Assim que o período de inscrições é encerrado, o MEC divulga a lista dos estudantes aprovados. Ou seja, àqueles que foram selecionados para as bolsas de estudos. 

Para conferir esse resultado, basta apenas acessar o site oficial do programa preenchendo os seguintes dados:

  • Número da sua Inscrição;
  • Senha;
  • Código de Verificação.

Acesse aqui o site! 


Lista de espera do SISU 2019 

A Lista de espera do SISU 2019 é direcionada a todos os alunos que se inscreveram no processo seletivo, mas que não foram selecionados na primeira chamada. 

Porém, para concorrer às vagas da lista de espera é necessário se cadastrar novamente. Para isso, basta apenas acessar o site, entrar com seu login e senha. Após isso, manifeste interesse em participar da lista de espera. 

Atenção: Vale lembrar que na lista de espera do SISU 2019 o aluno concorrerá apenas a primeira escolha que ele optou ao realizar as inscrições!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.88
Total de Votos: 8

SISU 2019: Inscrições, Resultado, Lista de Espera, Como Funciona

Adicionar Comentário